terça-feira, 24 de abril de 2012

Artista

Paul Gauguin Biografia

Eugène Henri Paul Gauguin (07 de junho de 1848 - 8 de Maio de 1903) foi um pintor pós-impressionista líder. Sua experimentação ousada com coloração levou diretamente ao estilo Synthetist de arte moderna, enquanto a expressão do significado inerente dos sujeitos em seus quadros, sob a influência do estilo cloisonnist, pavimentou o caminho para o primitivismo eo retorno para a pastoral. Ele também foi um expoente influente da gravura em madeira e xilogravuras como formas de arte.

Vida

Paul Gauguin nasceu em Paris, França ao jornalista Clovis Gauguin e meia peruano Aline Maria Chazal, a filha de proto-líder socialista Flora Tristan. Em 1851 a família saiu de Paris para o Peru, motivado pelo clima político do período. Clovis morreu na viagem, deixando três anos, Paul, sua mãe e sua irmã para se defenderem sozinhos. Eles viveram por quatro anos em Lima, Peru com o tio de Paulo e sua família. A imagem do Peru, mais tarde, a influência de Paul em seu art.
Na idade de sete anos, Paul e sua família voltou para a França. Mudaram-se para Orléans, França para viver com seu avô. Ele logo aprendeu francês e se destacou em seus estudos. Aos dezessete anos, Gauguin entrou como assistente de um piloto da marinha mercante para cumprir o serviço militar obrigatório. Três anos mais tarde, ingressou na Marinha, onde permaneceu por dois anos. Em 1871, Gauguin retornou para Paris, onde conseguiu um emprego como corretor. Em 1873, casou-se com uma dinamarquesa, Mette Sophie Gad. Ao longo dos próximos dez anos, eles têm cinco filhos.
Gauguin tinha sido interessado em arte desde sua infância. Em seu tempo livre, ele começou a pintar. Ele também visitou galerias de freqüência e comprou obras de artistas emergentes. Gauguin formou uma amizade com o artista Camille Pissarro, que o apresentou a vários outros artistas. Como ele progrediu em sua arte, Gauguin alugou um estúdio, e mostrou pinturas em exposições impressionistas, realizada em 1881 e 1882. Mais de duas férias de verão, pintou com Pissarro e, ocasionalmente, Paul Cézanne.
Em 1884 Gauguin se mudou com sua família para Copenhague, onde seguiu uma carreira de negócios como corretor. Levado para pintar em tempo integral, ele retornou a Paris em 1885, deixando sua família na Dinamarca. Sem subsistência adequada, sua esposa (Mette Sophie Gadd) e seus cinco filhos voltou para sua família. Gauguin sobreviveu a dois de seus filhos.
Como seu amigo Vincent Van Gogh, com quem em 1888 ele passou nove semanas a pintar em Arles, Paul Gauguin experimentaram surtos de depressão e de uma vez tentou o suicídio. Decepcionado com o Impressionismo, ele sentiu que a pintura tradicional europeia se tornou muito imitativa e carecia de profundidade simbólica. Por outro lado, a arte da África e da Ásia, parecia-lhe cheio de simbolismo místico e vigor. Houve uma voga na Europa no momento para a arte de outras culturas, especialmente a do Japão (Japonisme). Ele foi convidado a participar na exposição 1889 organizada pela Les XX.
Sob a influência da arte popular e gravuras japonesas, Gauguin evoluiu para cloisonnism, um estilo dado o seu nome pelo crítico Édouard Dujardin, em resposta a técnica de Emile Bernard esmalte cloisonne. Gauguin era muito gratos de arte de Bernardo e de sua ousadia com o emprego de um estilo que combinava Gauguin em sua missão de expressar a essência dos objetos em sua arte. Em O Cristo Amarelo (1889), frequentemente citado como um trabalho Cloisonnist por excelência, a imagem foi reduzida a áreas de cor pura separados por fortes contornos pretos. Em tais obras Gauguin pouca atenção a perspectiva clássica e corajosamente eliminados gradações sutis de cores, dispensando com os dois princípios mais característicos da pintura pós-renascentista. Sua pintura mais tarde evoluiu para sintetismo em que nem forma nem cor predominante, mas cada um tem um papel igual.
Em 1891, Gauguin, frustrada pela falta de reconhecimento em casa e financeiramente desamparados, navegou para os trópicos para fugir civilização europeia e "tudo o que é artificial e convencional." (Antes disso ele tinha feito várias tentativas para encontrar um paraíso tropical onde poderia "viver em peixes e frutos" e pintar em seu estilo cada vez mais primitivo, incluindo estadias de curta duração na Martinica e como operário na construção do Canal do Panamá, no entanto, ele foi demitido de seu trabalho depois de apenas duas semanas). Viver em Vila Mataiea no Taiti, pintou "Fatata te Miti" ("By the Sea"), "Ia Orana Maria" (Ave Maria) e outras representações de vida Tahitian. Ele se mudou para Punaauia em 1897, onde criou a obra-prima da pintura "Where Do We Come From" e depois viveu o resto de sua vida nas Ilhas Marquesas, retornando para a França apenas uma vez, quando pintou em Pont-Aven. Seus trabalhos desse período estão cheios de quasi-religioso simbolismo e uma visão exoticized dos habitantes da Polinésia. Na Polinésia, ele juntou-se aos povos nativos, chocando-se muitas vezes com as autoridades coloniais e com a Igreja Católica. Durante este período, ele também escreveu o livro Avant et après (antes e depois), uma coleção fragmentada de observações sobre a vida na Polinésia, as memórias de sua vida e comenta sobre literatura e pinturas. Em 1903, devido a um problema com a igreja eo governo, ele foi condenado a três meses de prisão, e pagar uma multa. Naquela época, ele estava sendo apoiado pelo marchand Ambroise Vollard. Ele morreu de sífilis antes que ele pudesse iniciar a pena de prisão. Seu corpo havia sido enfraquecida por álcool e uma vida dissipada. Ele estava com 54 anos de idade.
Gauguin morreu em 1903 e está enterrado no Cemitério do Calvário (Cimetière Calvaire), Atuona, Hiva Oa ', Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa.

Significado histórico

O primitivismo era um movimento de arte da pintura do século 19 e escultura; caracterizado por proporções corporais exageradas, totens animais, desenhos geométricos e contrastes. O primeiro artista a usar sistematicamente esses efeitos e alcançar o sucesso público em geral foi Paul Gauguin. A elite cultural europeu descobrindo a arte de África, a Micronésia e nativos americanos pela primeira vez foram fascinado, intrigado e educado pela novidade, selvageria e poder Stark encarnado na arte daqueles lugares distantes. Gauguin como Pablo Picasso nos primeiros dias do século 20 foi inspirado e motivado pela força bruta e simplicidade da arte chamada primitiva dessas culturas estrangeiras.
Gauguin também é considerado um pintor pós-impressionista. Suas ousadas, coloridas e design pinturas orientadas significativamente influenciada arte moderna. Influência de Gauguin sobre artistas e movimentos no início do século 20 incluem Henri Matisse, Pablo Picasso, Georges Braque, André Derain, Fauvismo, Cubismo, Orfismo e entre outros. John Rewald, um dos primeiros historiadores da arte para se concentrar sobre o nascimento da arte moderna, escreveu sobre Pós-impressionismo em sua pioneira publicação chamada Pós-impressionismo: De Van Gogh a Gauguin (1956). Rewald considerou-a como uma continuação de sua História do volume anterior do Impressionismo (1946). Em seu livro sobre a pós-impressionistas, ele limita o escopo para os anos entre 1886 e 1892. Rewald mencionou que um "volume subseqüente dedicada à segunda metade do período pós-impressionista" - Pós-impressionismo: De Gauguin a Matisse - era seguir, estendendo o período coberto para outros movimentos artísticos do século 19 e início do século 20, infelizmente ele não completar esse volume. Um ensaio interessante por John Rewald, intitulado Paul Gauguin de Cartas Ambroise Vollard e Fontainas André, (incluído no John Rewald Estudos de Pós-impressionismo, publicado por Abrams em 1986), discute anos de Gauguin no Taiti, e as lutas de sua sobrevivência, como visto por meio de correspondência com o revendedor Vollard e outros.

Legado

A moda para o trabalho de Gauguin começou logo após sua morte. Muitas de suas pinturas posteriores foram adquiridas pelo colecionador russo Sergei Shchukin. Uma parte substancial de sua coleção é exibida no Museu Pushkin eo Hermitage. Pinturas de Gauguin raramente são postos à venda; seu preço pode ser tão alta quanto $ 39,2 milhões de dólares.
Gauguin influenciou muitos outros pintores, mas uma conexão especialmente notável é a sua proporcionadora de Arthur Frank Mathews o uso de uma paleta de cores intensas. Mathews conheceu Gauguin em finais de 1890, enquanto ambos estavam na Académie Julian. Mathews tomou essa influência em sua fundação das Artes da Califórnia e ofícios ou movimento Califórnia decorativa.
O estilo japonês Gauguin Museum, em frente ao Jardim Botânico de Papeari em Papeari, Tahiti, contém algumas exposições, documentos, fotografias, reproduções e esboços originais e estampas de Gauguin e taitianos. Em 2003, o Paul Gauguin Centro Cultural inaugurado em Atuona nas Ilhas Marquesas.
Vida de Paul Gauguin inspirou Somerset Maugham para escrever The Moon and Sixpence. É também objecto de, pelo menos, duas óperas: Paul Federico Elizalde Gauguin (1943), e Gauguin (uma vida sintética) por Michael Smetanin e Croggon Alison. Déodat de Severac escreveu seu Elegy para piano em memória de Gauguin. Mario Vargas Llosa também baseou seu romance de 2003 O caminho para o paraíso sobre a vida de Gauguin.
Gauguin foi canonizado pelo Gnostica Ecclesia Catholica, um revival moderno do gnosticismo. (Da Wikipédia)