quinta-feira, 14 de junho de 2012

Arte ou crime?


» News / por Zupi

Convidados da Bienal de Berlim, aberta no fim de abril, pichadores brasileiros se envolveram numa confusão com os organizadores. Eles foram além, começaram a escalar o prédio da igreja e pichar.
‘Não tem como dar workshop de pichação, porque pichação só acontece pela transgressão e no contexto da rua’, disse Cripta, um dos convidados.
Segundo Cripta, os organizadores se desesperaram com a atitude e disseram que eles não estavam autorizados a mexer naqueles lugares.
‘Assim que é bom. Se não é pra pichar, nós vamos pichar. Não adianta querer controlar o incontrolável’, disse Cripta.O saldo disso tudo foi a pichação do artista polonês Artur Zmijewski pelo paulista Cripta Djan, que esguichou tinta amarela em Zmijewsk. Segundo Cripta, foi uma reação a um balde d’água suja atirado pelo curador. O curador da mostra, Artur Zmijewsk chamou a polícia. De acordo com o brasileiro, os policiais quiseram prender o grupo, mas, ainda segundo Cripta, recuou após intervenções do público e de explicações de que eram convidados da Bienal.
E para você, o que os brasileiros fizeram na igreja é arte ou crime?


É realmente não adianta achar que a pichação vai "enquadrar se" nas regras dos salões de arte.Como disse um deles é encontrolavel, é uma outra busca, a adrenalina, o proibido, é provocar esse tipo de reação, e chamar a policia? isso é arte sim! 
Não acho legal quando usam suportes  como a igreja que é uma obra de arte, mais era de se esperar essa atitude, é nisso que dá querer colocar a  pichação e todos os seus valores estéticos que não se pode mudar que é a  rua pra dentro de quatro paredes...é preciso quebrar com esses conceitos de arte pra ser contemplada em galeria. 
Arte não é produto, arte é expressão,sentimentos,estética,subversão de valores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário